terça-feira, 2 de junho de 2009

REFLEXÕES PEDAGÓGICAS I

OS ITENS QUE VÃO SER RELACIONADOS NESTE TEMA, FORAM UMA SUGESTÃO DE REFLEXÃO QUE DEI AOS PROFESSORES DAS ESCOLAS QUE ORIENTO, A FIM DE QUE POSSAMOS MELHORAR A QUALIDADE DO NOSSO ENSINO. ESTES ITENS ESTÃO E SERÃO DISCUTIDOS EM NOSSAS REUNIÕES PEDAGÓGICAS REPENSADOS EM NOSSA PRÁTICA DIÁRIA.


- Projeto Bimestral- tema SOLIDARIEDADE (apresentado pela equipe diretiva e apoiado pelos professores) - Projeto “A paz é o fruto da justiça”- sugestão de atividades, livros, músicas -

o tema foi realmente trabalhado?

as atividades de aula foram integradas ao tema utilizando os conteúdos?

a apostila com as sugestões foi lida?

aproveitaram alguma sugestão ou música da apostila?

foi feita alguma atividade diferente do que estava na apostila mas que estivesse de acordo com o tema?

o que precisa melhorar a título de sugestão referente ao projeto?

em que podemos melhorar?

de que necessitam para haver integração do conteúdo ao tema?

- Como está minha sala de aula -

a sala tem um ambiente alegre, acolhedor, colorido?

foram feitos murais com atividades expostas dos alunos ou com atividades referentes ao tema? a sua sala de aula tem os componentes necessários ao desenvolvimento do aluno (calendário, alfabeto exposto, chamadinha grande com os nomes expostos, quadro do ajudante do dia, numerais com as referências quantitativas, quadro com os numerais e respectiva escrita destes?


textos diversos trabalhados em blocão?

cartazes com as dificuldades ortográficas oferecendo ao aluno recurso visual pra tirar sua dúvida na hora de escrever?

cartaz de aniversariante do mês/dia?

Aos visitantes gostaria de esclarecer que estes foram apenas alguns questionamentos feitos por mim aos professores nesta proposta, aqui coloquei apenas dois itens, semanalmente irei colocando os outros itens. Deixo claro aqui que como falei pra elas é apenas uma reflexão pois sabemos que tem professores que fazem/trabalham/procuram e outros que esperam, recebem as dicas, mas que continuam na mesma.

Podem comentar... por favor

Nenhum comentário:

Postar um comentário